Trilogy: The New Wave: o surf como espelho da vida

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Uma viagem de amizade, liberdade e ligação profunda com o mar, no International Ocean Film Tour

Desde muito jovens, os três competem nos palcos mais exigentes do surf mundial, mas neste documentário de Andrew Mackenzie escolhem uma rota diferente: uma viagem de descoberta. A cada onda, testam os limites físicos e técnicos, mas também exploram o valor da amizade e do respeito mútuo num desporto que, apesar da rivalidade, é um espaço de inspiração e partilha.

O surf sempre teve algo de coletivo, mesmo quando praticado a solo. Partilhar uma onda, vibrar pela performance de um amigo ou respeitar a prioridade no mar cria uma ligação invisível que une surfistas de todos os pontos do planeta.

No filme, essa essência é captada com intimidade: Ethan, Griffin e Seth apoiam-se uns aos outros, mas também enfrentam a pressão das expectativas e da competição. É nesse equilíbrio — entre amizade e rivalidade — que a narrativa ganha densidade e se torna reconhecível para qualquer pessoa que já viveu a intensidade de uma paixão.

Quando o “break perfeito” é mais do que uma onda
No surf, o “break perfeito” não é apenas uma configuração técnica de onda ideal; para quem vive o mar, ele carrega um peso quase espiritual. É a sincronia rara entre mar, vento e fundo que oferece uma parede de água talhada para a velocidade e a linha perfeita. Mas, como o filme mostra, a verdadeira busca vai além do mapa: o “break perfeito” pode ser o instante em que tudo encaixa — a força da remada, a leitura do set, a sensação de liberdade e aquela partilha silenciosa com quem está ao teu lado na água.

É, muitas vezes, menos sobre encontrar um lugar específico e mais sobre viver um momento irrepetível. Um estado de fluxo que qualquer surfista reconhece, mas que também quem ama o mar consegue sentir.

Embora centrado em três jovens atletas, “Trilogy: The New Wave” ressoa com qualquer pessoa que veja o surf como uma metáfora de vida. O filme pode despertar um desejo de reencontro com a própria essência. 

Uma surf trip entre amigos, por exemplo, é mais do que uma fuga da rotina: é um espaço de reconexão com o corpo, de redescoberta da própria força e de partilha genuína. Longe das pressões diárias, o mar torna-se espelho e mestre, mostrando que ainda há muitas ondas — no oceano e na vida — por surfar.

Como afirma o realizador, Andrew Mackenzie, – no vídeo abaixo –  o filme mostra a história individual de cada um destes surfistas, ao mesmo tempo em que os retrata como um grupo.

Surf, cultura e sustentabilidade
O documentário também mergulha na dimensão cultural do surf — uma teia que liga música, arte, moda e espiritualidade. É um estilo de vida que incentiva o contacto direto com a natureza, o respeito pelos oceanos e a consciência de que mares saudáveis são a base para a continuidade do próprio desporto.

Nos últimos anos, nomes de peso do surf têm-se envolvido em causas ambientais, desde projetos para reduzir o plástico nos oceanos a campanhas pela preservação de recifes e praias ameaçadas. Sem ser panfletário, o filme insere-se nesse contexto, lembrando-nos que viver o surf é também cuidar do mar.

Com produção da Aether Films Produktion, “Trilogy: The New Wave” transforma cada cenário num espetáculo visual: ondas translúcidas, praias intactas e a vastidão azul do oceano. Imagens que inspiram tanto o olhar técnico do surfista como o sonho de quem imagina viagens e aventuras em busca de experiências únicas.

O International Ocean Film Tour (IOFT), com início a 29/09 em Portugal, celebra a beleza, os desafios e a conservação dos oceanos, como falámos aqui. Veja abaixo o trailer deste filme cheio de aventuras.

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