De jogo de cartas aristocrático a ferramenta de autoconhecimento, descobre as origens, simbologias e transformações do Tarô ao longo dos séculos
Por Priscilla Young

Composto por 78 cartas, o Tarô é um instrumento imagético que conecta místicos e artistas, filósofos e sábios.
Não se conhece ao certo a origem do Tarô. Muitos acreditam que se iniciou com escritas secretas e tradições orais. Pensa-se que a primeira prática aconteceu como um jogo de cartas, para expressar significados espirituais e divinatórios mais profundos.
Pensa-se que o baralho mais antigo tenha data de 1400 e algumas teorias acreditam que este teve origem como um conjunto de cartas antigas dos povos do Oriente Médio, como a Turquia. Outros acreditam que foi derivado da tradição do I-Ching, no Oriente, e muitos escritores do oculto, do século XVIII e XIX, apontam a origem do Tarô nas antigas escrituras sagradas do Egito.

Hoje, entre as 78 cartas que compõem o baralho de Tarô, existem 22 consideradas os Arcanos Maiores, enquanto as restantes 56 representam os Arcanos menores. Muitos baralhos foram incorporados pela iconografia Cristã e hebraica. Há muitas escolas que exploram os links das 22 letras do alfabeto hebraico e os 22 caminhos da “Árvore da vida”, símbolo esotérico da Kaballah. E outra hipótese é que o Tarot deriva do Livro Torah.
O que sabemos é que o Tarô mais antigo surgiu em Itália e foi criado no século XIV ou XV, sempre a pedido de famílias reais e aristocratas. Atualmente, estão presentes em museus na Europa e na América, e muitas dessas cartas estão presentes em Milão e Florença. Eu mesma criei um roteiro para seguir essas cartas mais antigas e pude observar algumas na Galeria Uffizi, em Florença (Itália). Vale a pena confirmar!
Existem muitas história por aí… Hoje, o tarô é uma ferramenta de autoconhecimento e de sentido divinatório, que nos auxilia segundo o psicanalista Carl Jung, com os arquétipos do inconsciente coletivo revelados através das cartas, utilizando os símbolos como instrumento valioso de individualização, permitindo ao indivíduo um diálogo com sua psique para promover o seu desenvolvimento pessoal.
Gostaram? Fiquem atentas, pois teremos mais conteúdo sobre o Tarô e o Yoga, para que integrem e venham para o mundo do Tarôga (uma junção de Tarô com posturas de Yoga).
 
								 
															 
															