Rainhas do mar: ondas de talento a brilhar no surf português

  • Surf
  • Rainhas do mar: ondas de talento a brilhar no surf português

No dia que o país celebra sua história, o Dia de Portugal, celebramos algumas atletas que estão a escrever o futuro do país com pranchas, coragem e ativismo 

Francisca Veselko @kikaveselko
Preparem-se para aplaudir: a Kika acaba de conquistar sua primeira vitória em NewCastle no Challenger Series (CS) – está a realizar um sonho de criança. Isso quer dizer que ela também está cada vez mais perto da elite mundial do surf. E quiçá teremos uma Portuguesa a representar no CT. Por cá, esperamos que ela mantenha sua linha, com manobras agressivas e radicais e nos traga ainda mais o gostinho das vitórias que teve no WSL junior em 2022. Nascida na Califórnia, mas criada pelos pais surfistas em Portugal, onde pegou sua primeira onda, aos seis anos. Pelo visto não pretende soltar tão cedo, até porque sua história está só começando. E estaremos sempre a aplaudir.

Teresa Bonvalot (@teresabonvalot)
Se tem uma palavra para descrever essa mulher, é determinação. Aos 14 anos, Teresa disse que queria ser a “versão feminina” do Kelly Slater e ninguém resolveu duvidar. Ainda bem: pois ela foi uma das surfistas convidadas para representar o país nas Olimpíadas em Tóquio e em Paris, inúmeras competições internacionais e vem mandando bem no mundial. Quem acompanha da areia diz que é foco e técnica, mas a gente também vê um estilo único e muita vontade de estar no mar!

Joana Andrade (@joana_andrade_surf)
Joana é pioneira nas ondas grandes em Portugal: a primeira mulher do país a surfar a Grande Mãe em Nazaré e ainda é a única representante na modalidade. Até por isso, faz questão de inspirar as gerações mais jovens e em 1998 fundou a Progress Surf School na Ericeira. Joana também é uma voz importante na conscientização sobre a segurança no surf de ondas grandes e na promoção do empoderamento feminino no esporte. E tem mais: em 2024 ela formou com Michaela Fregonese a primeira dupla 100% feminina nas ondas de Nazaré.

Carolina Mendes (@caroliinamendess)
A Carol já é surfista profissional de referência e faz parte do núcleo duro do surf português – já foi campeã da europa duas vezes e também tem dois títulos nacionais, além de resultados expressivos em etapas do mundial. Ela acredita, assim como nós, que a conexão com o mar e a paixão pelo surf e pela natureza podem transformar vidas – o que certamente aconteceu com ela. Mas todo esse brilho tem que ser compartilhado, concorda? Carol também: em fevereiro de 2025 lançou o projeto Sea Queens, um projeto de formação exclusiva para miúdas dentro do Clube Estoril Praia.

Maria Inês Gama (@maria_inesgama)
A gente é fã faz tempo (apesar da Mari ter apenas 11 anos rs). Quem vê de longe muitas vezes acha que não faz sentido, mas sim, é ela a surfar uma porção de ondas ousadas e do dobro do seu tamanho. Maria Inês começou a surfar com o pai aos 2 anos, na Ericeira, e já é um fenômeno do surf português e mundial – até porque pra ela não parece ter tempo, praia ou onda ruim. Ela também é a mais jovem embaixadora da Ocean Generation, limpando praias e dando palestras em escolas. Fiquem de olho!

Teresa Abraços (@teresa_abracos)
Aqui vale o clichê: Teresa é a lenda viva do surf em Portugal! Uma das precursoras da modalidade, ela desbravou caminhos para as muitas meninas e mulheres que vieram depois ao mar. Começou a surfar usando o colchão inflável que roubava dos pais na areia e a primeira prancha foi comprada em quarta mão e dividida com o irmão. O resto é história, e pra ser celebrada, sempre. Teresa abraça uma série de projetos relacionados ao surf, mas um em especial: a SURFaddict – Associação Portuguesa de Surf Adaptado. No mar, ela diz que não sofre mais preconceito por ser mulher, mas às vezes por ser mais velha. Pois que deixem achar que Teresa não vai sair a atropelar, no bom sentido, quem estiver pela frente em seu drop.

NEWSLETTER

Inscreva-se na nossa newsletter e faça parte desse movimento que conecta ideias, histórias e transformações.

Receba conteúdos inspiradores, eventos, projetos e oportunidades diretamente no seu e-mail.

Artigos Relacionados

outubro 31, 2025

Mulheres aos 40: entre conquistas, mudanças físicas e maturidade

outubro 30, 2025

Girls on Board: Uma nova era, a mesma essência: liberdade, conexão e propósito

Mais conteúdos

Mulheres aos 40: entre conquistas, mudanças físicas e maturidade

Girls on Board: Uma nova era, a mesma essência: liberdade, conexão e propósito

3I/ATLAS: O Viajante Estelar que Pode Despertar A Nossa Consciência Coletiva

Nazaré: a temporada de uma das ondas mais temidas do mundo está de volta

Endometriose: a dor invisível que rouba anos de vida às mulheres

Entre o Véu e o Fogo — A Origem Esquecida do Halloween

O que é o tarô e qual é a sua história

A beleza que denuncia: o culto do corpo como linguagem do inconsciente

Judi Oyama: A Lenda Viva Que Quebrou as Barreiras do Skate Feminino

Faça parte da (r)evolução

Coming Soon